MENU



A Ecopedagogia fundamenta nossa proposta pedagógica, permeando todas as atividades da escola, e visa uma compreensão crítica do mundo, de forma que o aluno se transforme em sujeito de mudança da sua realidade, desenvolvendo procedimentos e atitudes a favor do meio ambiente, ou seja, aprendendo a buscar o caminho do cuidado e da responsabilidade com a Terra, nossa casa comum.

A Ecopedagogia, fundamentada na consciência de que pertencemos a uma única comunidade da vida, busca desenvolver a solidariedade e a cidadania planetárias. A cidadania planetária supõe o reconhecimento e a prática de tratar o planeta como um ser vivo e inteligente, levando-nos a sentir e viver nosso cotidiano em conexão com o universo e em relação harmônica consigo, com os outros seres do planeta e com a natureza, considerando seus elementos e dinâmica.

Trata-se de uma opção de vida por uma relação saudável e equilibrada com o contexto, consigo mesmo, com os outros, com o ambiente mais próximo e com os demais ambientes.
(Adaptado da. Carta da Ecopedagogia - Instituto Paulo Freire)