MENU


Nossas ideias, nosso IDEAL


Nossa história começou há algum tempo...


Cada uma de nós foi se formando como educadora ao mesmo tempo em que crescia na certeza de que é possível construir o futuro a partir da criança.

Somos duas gerações, mãe e filha, unidas pelo ideal de participarmos da construção de uma sociedade onde a pessoa humana seja o valor maior a ser respeitado.

Acreditamos na criança como alguém que é capaz de aprender e de ensinar, de partilhar e de fazer escolhas sempre pautadas por valores significativos, solidários, e não pelo individualismo que invade nosso tempo.

Aceitamos o desafio dos tempos atuais e estamos ao lado das famílias que desejam o melhor para seus filhos: um desenvolvimento harmonioso, apoiado nos quatro pilares da educação

- aprender a aprender,
- aprender a fazer,
- aprender a conviver,
- para aprender a ser, ser pessoa, sujeito de relações com o outro, com a sociedade e com o mundo.
(cf. Relatório para a UNESCO sobre Educação para o Século XXI)

Em parceria com as famílias, articulamos os questionamentos: "que mundo deixaremos para nossas crianças?" e "que crianças preparamos para o mundo?"

Nossa proposta pedagógica tem como eixo a convicção de que a educação é construção coletiva, busca de respostas, espaço de trocas e questionamentos - espaço livre para descobertas tanto dos educandos quanto dos educadores.

Cristiana Maria Kropf Machado
Maria Cristina Gualter Kropf Machado




Nosso Jeito

São muitas as perguntas e estas vão gerando novas perguntas que nos impulsionam... ...e as respostas vão sendo construídas através do trabalho coletivo de pesquisa, leitura, reflexão e discussão. Todo o trabalho é norteado por uma concepção básica: buscamos ser um Espaço Livre, um espaço educativo centrado na formação de pequenos cidadãos brasileiros que brincando, tagarelando, desenvolvendo os sentidos e significados da vida, inquietos, buscam descobrir e compreender o mundo que é sempre novo a cada dia.