PROPOSTA

Nossa proposta pedagógica é desenvolvida baseada na abordagem sociointeracionista, na qual se compreende que a criança constrói progressivamente seu saber por meio da interação com o meio e com os outros, intermediadas pela ação do educador.

Os eixos estruturais - interagir e brincar - são importantes para o desenvolvimento e a aprendizagem da criança. É a partir da brincadeira e da interação que ela desenvolve, nesta etapa, as estruturas, habilidades e competências que serão importantes ao longo de toda a vida.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece seis direitos de aprendizagem na Educação Infantil: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. São eles que asseguram as condições para que as crianças “aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los, nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural” (BNCC).



A ECOPEDAGOGIA também fundamenta nossa proposta pedagógica, permeando as atividades da escola, de forma que a criança se transforme em sujeito de mudança da sua realidade.
ECOPEDAGOGIA - "a ecopedagogia não é uma pedagogia a mais, ao lado de outras pedagogias. Ela só tem sentido como projeto alternativo global onde a preocupação não está apenas na preservação da natureza ou no impacto das sociedades humanas sobre os ambientes naturais , mas num novo modelo de civilização sustentável do ponto de vista ecológico que implica uma mudança nas estruturas econômicas, sociais e culturais. Está ligada, portanto, a um projeto utópico: mudar as relações humanas, sociais e ambientais que temos hoje. Aqui está o sentido profundo da Ecopedagogia, ou de uma Pedagogia da Terra, como a chamamos.”

(cf. “Pedagogia da Terra – ideias para um debate”, Moacir Gadotti, 2000).